somos dois

jana e daniel

nossos trabalhos se complementam!


3 jana cv

dani cv

Senta, que lá vem história…

Sou fotógrafa desde que me entendo por gente!
Digo isso por causa de meu avô Edgy, de quem herdei a paixão pela fotografia.
Vivi a infância e adolescência sob a influência de suas câmeras.
Meu primeiro curso de fotografia foi em 1995, nos Estados Unidos.
Fiquei completamente fascinada por todo o processo de criação da imagem, que se resumia em 3 fases; fotografar, revelar o filme e ampliar a imagem no dark room, (laboratório).
Sim, sou da época do filme. Bons tempos, diga-se de passagem!

De volta ao Brasil, ainda era uma menina, adolescente, quando me deparei com a missão de escolher um curso superior. Certamente teria cursado faculdade de fotografia,
mas como não existia essa opção em Fortaleza, entrei pra área de humanas, outra paixão! Foram quatro anos de muita descoberta, dedicação e boas amizades no campus da UNIFOR.
Devorava os textos, os livros, adorava os grupos de estudo, debates… mas não escondia minha loucura por fotografia.
Nessa época eu fazia retratos. Eram os books da Jana. 🙂 Assim eu mantinha minha veia artística pulsando. Em 2001 me vi com o canudo na mão, mas não segui carreira.

Tinha uma sede enorme por cultura e arte, e sentia que existia uma deficiência muito grande de bons cursos de fotografia na terrinha onde nasci.
Resolvi então mudar a vida radicalmente.
Fui morar em São Paulo para estudar fotografia na melhor escola de artes do Brasil, a conceituada Escola Panamericana de Arte e Design.
No primeiro dia de aula o professor pediu pra cada um se apresentar e dizer o que estava fazendo alí, por que fotografia…
Bem, até hoje não sei se eles perceberam, mas quando falei que vinha de Fortaleza em busca do sonho de estudar fotografia,  a voz tremeu.
Era um nó na garganta, um choro que consegui segurar naquele momento, mas agora, ao escrever sobre minha história, sinto a mesma emoção de antes
e já não tenho mais motivos para segurar a emoção que eu nem sabia que estava guardada, por tanto tempo…
O curso em SP se resume em dois anos de uma experiência incrível e uma realização indescritível.
Em 2005 foi a festa de formatura da qual não participei, pois estava clicando um ensaio de moda e assim me despedi de uma fase maravilhosa que vivi em SP. Os tempos de aula na EPA.

Queria mais e fui em busca de uma segunda fase maravilhosa na cidade da garoa. Em 2007 mais um canudo na mão. Dessa vez uma pós-graduação em fotografia pelo Senac.
De São Paulo pro Alaska! Iniciei uma das mais importantes experiências de minha vida. Assinei um contrato de trabalho com a empresa americana Princess Cruises, que me levou aos quatro cantos do mundo com a missão de fotografar todos os dias durante seis meses, que se transformaram em dois anos. E assim eu vi e vivi as maravilhas desse planeta. Foi mesmo incrível e além de muitas saudades dessa fase eu trouxe comigo o Daniel, também fotógrafo e hoje meu marido importado 🙂

Meu caminhar dentro desse universo que é a fotografia, me fez passar por várias experiências; fotografei retrato, still, moda, casamento… Até que um belo dia me vi completamente apaixonada por newborn e me especializei em fotografia de recém-nascidos.
A busca pela delicadeza e riqueza em detalhes é constante e o mundo dos bebês me fascina.
Hoje meu trabalho apresenta uma proposta conceitual em que a simplicidade é fundamental.

Em maio de 2014 vim para Paris, onde nasceu um trabalho colorido e lindo verde e amarelo.

No segundo semestre de 2015 retornarei à Fortaleza novamente para iniciar um projeto com bebês que está tomando conta da minha alma e do meu coração.

nova logo bx


©Jana Arruda – Todos os direitos reservados  |  e-mail – atendimento@janaarruda.com